quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Com que roupa eu vou?

Quando surge um convite para um casamento, logo começam a surgir dúvidas com relação ao traje mais apropriado para cada horário, os acessórios que serão utilizados, as cores permitidas para a ocasião, e qual a diferença do traje da madrinha e das convidadas. É uma questão de elegância e principalmente de respeito e carinho com os noivos estar com o traje adequado.

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o uso da cor preta em casamentos. Para as convidadas todas as cores estão liberadas. No entanto, quando é a madrinha, o assunto segue algumas regrinhas. O uso do preto no altar tem um significado supersticioso. É importante não desagradar à noiva, caso ela leve isso em consideração. Aconselho que use a cor preta apenas se você tem muita amizade com a noiva a ponto de ter certeza que ela não ficará magoada. Na dúvida, não use. A cor realmente proibida no altar é o branco. Esta cor é o destaque exclusivo da noiva.

Outro detalhe importante: casamento não é o ambiente mais adequado para uso de roupas jeans, nem mesmo casamentos diurnos no campo. Este tecido, apesar de sua versatilidade,  continua sendo apropriado para ocasiões informais. Apenas crianças são permitidas usá-los em ambientes como casamentos.

Casamentos à luz do dia

Quando se trata de casamento campestre, os vestidos vaporosos e fluídos caem muito bem. Estampas florais de todos os tamanhos também são bem vindas. Esta é a melhor ocasião para o uso de chapéu, pois além de elegante eles protegem a pele e os olhos do sol, diminuindo as chances de estar com o rosto franzido ou os olhos fechados nas fotos.
Para este ambiente, a escolha de saltos mais grossos permitirá maior conforto. No entanto, não vale usar rasteirinhas de forma alguma. O salto, por menor que seja, é necessário. Os acessórios como brincos, gargantilhas e anéis devem ser sutis. O ambiente pede bastante leveza ao visual, onde as maquiagens também devem ser as mais naturais, apenas uma corzinha leve.

Casamento diurno na cidade: dê preferência para modelagens mais secas, mantendo a cartela de cores mais suave ou alegre, a que fizer mais seu estilo. A maquiagem pode ter um pouquinho mais de destaque nos olhos, mas nada muito carregado, afinal ainda é dia. Os acessórios continuam mais discretos, sem brilho, prefira pedras naturais. O uso de strass durante o dia deixa o visual carregado.

Para quem gosta de carregar um batom, poderá usar uma bolsa de mão para qualquer um dos ambientes acima, prevalecendo sempre a sutileza. Nada de pedrarias.

Tanto no ambiente campestre quanto no da cidade, os vestidos podem variar de tamanhos, não havendo necessidade do tradicional longo.

Casamentos à noite

Quanto mais tarde, maior a formalidade da ocasião, reinando tecidos mais luxuosos e requintados. Os penteados e maquiagens também são mais elaborados.

Madrinhas de Casamento Noturno

Se a dúvida está no comprimento, o longo é sempre um curinga. Antes de optar por outro é melhor consultar a noiva, para não distinguir do tom de formalidade que a noiva quer para sua cerimônia.
Evite vestidos com saias muito franzidas ou volumosas para não invadir o território da noiva. Conjuntos de saia e blusa também não ficam elegantes para a ocasião, parece roupa para ambientes de trabalho.

Os acessórios podem ter brilho, mas sem exagero. As bolsas de mão podem ter bordados ou tecidos mais luxuosos.

Convidadas de Casamento Noturno

Devem estar no mesmo clima de formalidade que as madrinhas, porém não há necessidade de tanta preocupação com o comprimento da peça. Evite acessórios étnicos e leggings, mesmo que sejam de tecidos mais sofisticados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário